A Solidariedade

é contagiosa. Contagie e se deixe contagiar. Carlos H. Cadinha

A Autonomia

é uma conquista diária. Lino Macedo

Responsável

é ser paciente, humilde, atencioso e observador. AVB e Emanuel Elias
 

Conhecendo a Escola da Ponte

sábado, 23 de abril de 2016

Para entender a metodologia da Escola da Ponte é preciso esquecer o que se sabe sobre escolas. Uma escola inovadora onde não há séries, nem sala de aula, onde o aluno tem voz e autonomia, onde não contêm aulas e o professor é um tutor e orientador, essa é a Escola da Ponte idealizada por José Pacheco, situada em Santo Tirso, Portugal, desde 1976. PACHECO (2005) afirma que: “Para mudar temos de refazer conceitos e desfazer certezas”.

Os alunos são divididos em grupos, por interesse onde vão pesquisar sobre o tema escolhido, não há sala de aula, mais há espaços educativos onde os grupos se reúnem. Na escola há três ciclos: iniciação, consolidação e aprofundamento. Iniciação é o processo de adaptação do aluno. Na consolidação, o aluno desenvolve de forma autônoma o currículo nacional do primeiro ciclo do ensino básico. Por último o aprofundamento onde o estudante tem autonomia de seu tempo e trabalha os conteúdos do segundo ciclo do ensino básico. 

Nesta escola o aluno escolhe como quer ser avaliado, não há necessariamente provas escritas.  

O trabalho em equipe é essencial, quem sabe  ajuda quem não sabe, quem tem dificuldades pede ajuda de colegas e professores. As decisões são tomadas nas assembleias que participam pais, alunos, professores e gestores da escola, que entram em consenso e procuram entender o outro, assim resolvendo os problemas. 

Enfim, uma escola diferente onde os alunos são autônomos, escolhem o conteúdo que vão trabalhar, trabalham em equipe e fazem a diferença. Essa é a escola inovadora. A ESCOLA DA PONTE. 


Segue a página da Escola da Ponte: http://www.escoladaponte.pt/site/

0 comentários:

Postar um comentário